BeyondClick

Desenvolvimento de sistemas além do Click…

Sobre uma estação de trabaho que eu possa levar no bolso

dev, mobile, and hardware

No meu primeiro estágio como programador, em 2002, uma cena me fascinava: uma das responsáveis pela empresa chegava com um notebook, plugava em um dock e, este dock, estava ligado a um teclado, mouse e uma tela maior.

A idéia de ter disponível minha máquina em qualquer lugar me chama tanto a atenção, que cheguei a cogitar como tema do trabalho de conlcusão de curso, da pós-gradução, em 2004.

Nos meus sonhos, esse dock será uma espécie de Hulk Buster, aumentando o poder de processamento, e da placa de vídeo. Assim, a versão móvel, tem um foco maior em economia de bateria e o dock, por estar ligado direto na energia, seria poder de processamento bruto.

Essa idéia vem me influenciando, inclusive, despertando o interessem sobre tecnologias que sejam capazes de aproveitar essa caracteristica de multi-processadores.

Foi pensando em como aproveitar esse processamento paralelo que comecei a ler sobre List comprehension, MapReduce e Actor Model, tudo isso por influência das linguagens que procurei, no caso LISP, ERLang e Elixir.

Todo anúncio que vejo sobre o RaspberryPi e outros micro-computadores eu penso em montar um cluster deles, assim, minha máquina seria só um node a mais :)

Com o anúncio do iPad, em 2010, achei que tinha encontrado o Hardware que eu sempre quis. Mas, nunca surgiu o dock, sim eu conheço o ClamCase. E, não dava para usar como máquina de trabalho, uma vez que não tinha como programar em Java, nem Ruby.

Tenho um amigo, Felippe Nardi que fez algo um pouco mais radical. Ele usou o iPad como acesso a máquina principal dele, na Amazon EC2. É legal, mas depende de Internet e não dá pra jogar Starcraft II, nele.

Minha segunda esperança, foi em 2013, com o anúncio, da Canonical, do projeto Ubuntu Edge. Isso é a descrição do que eu quero, mas faltando a questão do Dock ser um upgrade de hardware. Mas, não conseguiram levantar o dinheiro para tocar o projeto. Ainda assim, eles não desistiram.

Ontem, 7 de outubro de 2015, a Microsoft anunciou o Display Dock, basicamente, uma caixa que transforma seu Lumia 950 e 950 XL em um desktop. Ainda, falta a questão do upgrade de hardware. Mas, essa é a versão mais próxima de um produto que quero ter desde 2002.

Me pergunto se é dessa vez que volto a usar Windows/Linux. Pelo que puder ver no video, é o mommento em que mais tive vontade de voltar a essa plataforma, desde a última vez que usei o Windows, em 2010.

Fonte: MeioBit